sábado, 22 de novembro de 2008

Cinema


Muita gente sabe que sou aficionado pelo gênero de Terror. Recentemente minhas incursões pelo cinema resultaram em duas satisfações. A primeira quando fui assistir o filme O NEVOEIRO, (The Mist) mais uma boa adaptação de livro escrito por Stephen King. Um filme que atormenta não pelo terror propriamente dito, mas pelo drama desesperador apresentado. As cenas finais são chocantes e ninguém conseguiu sair do cinema indiferente ao que assistiu. Em vários momentos, três pra ser mais exato, aconteceu algo incomum no cinema, a platéia aplaudiu em peso, numa atitude espontânea de demonstração de satisfação com o que era visto. O Nevoeiro já está na minha galeria de melhores filmes.

Mais recentemente fui assistir ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA, filme do brasileiro Fernando Meirelles baseado na obra homônima do escritor português José Saramago. A história carregada de horror (não terror) com a exposição do pior lado do ser humano, é uma escatologia psicológica. Mas algumas coisas me chamaram a atenção no que se refere a produção, como as cenas posteriores à saída das pessoas contaminadas do hospital/presídio. o cenário que se vê é muito comum em filmes de zumbi, como os de George Romero. Cidade destruída e pessoas parecendo mortos vivos se arrastando pelas ruas. Até cachorros comendo pessoas apareceu no filme. Esse lado aterrorizante do filme fez com que eu o elegesse como um bom filme.

Minha próxima incursão será para assistir o filme espanhol REC, que entrou em cartaz na última quinta-feira dia 20. Me preocupo apenas porque é muito comum a gente se decepcionar quando um filme é muito elogiado. Mas acho muito improvável, em recente participação num evento de terror em São Paulo, o Horror Com, esse filme era o mais comentado pelos participantes. Chegaram a afirmar que se tratava de um dos melhores filmes de terror já produzidos.
Confira a sinopse: Uma jornalista e seu cinegrafista estão fazendo uma reportagem em um quartel do Corpo de Bombeiros com a intenção de mostrar o dia-a-dia desses profissionais. Mas ao acompanhá-los a uma de suas saídas noturnas, o que parecia uma ocorrência rotineira de resgate se converterá em um autêntico inferno. Presos no interior de um edifício, os bombeiros e a equipe de televisão vão se deparar com um horror desconhecido e letal.

Hoje a noite irei conferir!

Nenhum comentário: