sexta-feira, 21 de março de 2008

Jongo



Foi criado recentemente o Movimento Jongueiro da Planície, com representações de várias entidades, como o Movimento Campista de Pesquisa e Culturas Negras, Projeto Fala Couro, Núcleo de Arte e Cultura, Grupo Raízes da Liberdade e Movimento Jongueiro da Barrinha.
O encontro aconteceu na última quarta-feira, dia 19 de março, e serviu para traçar uma proposta de regimentação do movimento jongueiro local para torná-lo mais representativo e organizado.
O município de Campos está integrado desde 2006 à Rede Jongueira, e só conseguiu essa abertura graças a iniciativas pessoais, nesse caso, do casal Rafael Sanchez e Lucia Talabi. Essa cultura de raiz não recebe nenhum incentivo por parte do Poder Público local, os grupos estão morrendo, e nada é feito. Com o nascimento desse movimento, abre-se uma janela de esperança para que o som dos tambores não se cale de vez.
Mais uma vez cito o exemplo positivo do município de Quissamã, que resgatou não apenas o Jongo, mas o Fado e a culinária dos escravos.

Nenhum comentário: