segunda-feira, 3 de março de 2008

Ensaio Fotográfico em Quissamã

Foto: Genilson Pessanha

Quissamã é tema de ensaio fotográfico e documentário

Um grupo de 20 fotógrafos profissionais e estudantes do Curso de Comunicação Social (habilitação Jornalismo) da Faculdade de Filosofia de Campos (Fafic) estiveram em Quissamã, no último sábado (1°/03), para conhecer e registrar suas belezas locais.

O objetivo foi realizar um ensaio fotográfico sob a perspectiva de um olhar diferenciado da cidade, através de visitas na Fazenda Mandiquera, no entorno da Praça Brigadeiro José Caetano (Praça da Igreja Matriz) e, por fim, no Complexo Histórico-Cultural da Fazenda Machadinha.

A iniciativa partiu de um grupo de profissionais integrantes de uma associação de fotógrafos representada na visita por Wellington Cordeiro (Monitor Campista), Diomarcelo Pessanha (Cefet Campos), além de Hugo Prates, César Ferreira e Ricardo Avelino, sendo os três últimos da Prefeitura de Campos. “A casa de fotografia de Campos” existente há quatro anos com o intuito de promover a arte fotográfica através de ensaios e exposições.

Outra vertente da visita deste grupo foi o registro de imagens para um documentário coordenado pelo professor Orávio de Campos, que faz parte do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Social da Uniflu-Fafic, criado desde 2001, por iniciativa do professor José Marques de Mello, titular da Cátedra da Unesco, que referencia importantes ligações com a rede brasileira de Folkcomunicação.

No documentário, imagens dos pontos histórico-culturais de Machadinha, comunidade afro-descendente de Quissamã, além de uma entrevista com a moradora tradicional local: dona Guilhermina (66), conhecida popularmente como Cheiro, adepta da religião da umbanda. O documentário ainda terá as imagens da reinauguração do seu terreiro, realizado no mesmo dia do ensaio fotográfico.

Fonte: http://www.quissama.rj.gov.br

Um comentário:

PHOTOGRAFARTE disse...

Obrigada pelo convite; será uma honra participar desse projeto com vcs.