terça-feira, 25 de março de 2008

Noite do Vinil - Black

foto: Paulo Damasceno
Texto: Cássio Peixoto

Deu hj no Caderno Dmais do Jornal O Diário


Alta Fidelidade
Tudo começou como um encontro casual, um encontro de amantes da música e, principalmente, de amantes do vinil. Em pouco tempo, ou em apenas algumas noites, descobriu-se que há mais amantes do vinl do que se imaginava, e um local para o encontro desses “loucos” por vinil era mais que necessário. O fotógrafo Welington Cordeiro começou a arrebanhar os amnates do vinil e no primeiro encontro, a primeira Noite do Vinil. “Foi uma iniciativa que nasceu sem maiores pretensões e que a cada semana tem ganhado volume”, conta ele. A Noite do Vinil acontece todas as quartas-feiras, a partir das 22h na Taberna Dom Tutti. Os encontros têm se transformado em uma verdadeira festa, com gente fantasiada, e muita música. O que mais interessante dos encontros é que os participantes se reúnem não só para dançar e ouvir músicas que dificilmente encontrariam na versão digital. “É interessante pois descobrimos coisas diferentes ouvindo o vinil, até o chiado e o intervalo entre as músicas é algo gostoso de se ouvir, sentimos falta desas coisas na música de hoje”, explica Cordeiro. Foram três encontros, todos temáticos. O primeiro foi sobre o Samba, passou pelo Rock e por último o Brega. Este último uma verdadeira festa onde todos foram devidamente caracterizados para o evento.
Vinil - O disco de vinil, ou Long Play (LP), é uma mídia desenvolvida no início da década de 1950 para a reprodução musical, que usava um material plástico chamado vinil. É, na verdade, uma “bolacha” de material plástico, usualmente de cor negra, que registra informações de áudio, que podem ser reproduzidas através de um toca-discos. O disco de vinil possui micro-sulcos ou ranhuras em forma espiralada que conduzem a agulha do toca-discos da borda externa até o centro no sentido horário. Trata-se de uma gravação analógica, mecânica. Esses sulcos são microscópicos e fazem a agulha vibrar, essa vibração é transformada em sinal elétrico e por fim amplificado e transformado em música. O vinil é delicado e qualquer arranhão pode comprometer a qualidade sonora. Os discos precisam ser constantemente limpos e estar sempre livres de poeira. Devem ser guardados na posição vertical e dentro de sua capa e/ou envelope de proteção. História - O disco de vinil surgiu em 1948, tornando obsoletos os antigos discos de cera de 78 rotações, que até então eram utilizados. Os discos de vinil são mais leves, mais maleáveis e resistentes a choques, quedas e manuseio. Mas são melhores pela reprodução de um número maior de músicas e pela qualidade sonora. A partir do final da década de 1980 e início da década de 1990, a invenção do CD aposentou o vinil. Os CDs além de mais duráveis, possuem maior capacidade, durabilidade e clareza sonora, sem chiados, fazendo os discos de vinil ficarem obsoletos. Os discos de vinil deixaram de ser comercializados ainda na década de 90. Mas para os amantes do “bolachão” não restou apemas a saudade, mas tembém o amor pela época e pelas músicas.
Festa da música tupiniquim
Cada Noite do Vinil é um encontro diferente de estilos diferentes e com os mais variados personagens. Na noite dedicada a música brega, o casal brega Jane e Herondí, o cantor nordestino Falcão e outras figuras podiam ser encontradas na caracterização dos amantes da vinil, e também, da música brega. O organizador Wellington, que se transformou em Falcão durante a Noite Brega, espera que para a noite de hoje, dedicada à Black Music, apreciadores do ritmo apareçam por lá com suas bolachas e suas perucas black power. “Não tenho muitos discos de black music, mas comprei alguns para levar para a festa, mas espero que os amantes da black music levem discos de vinil de James Brown ou Tony Tornado para a festa”, conta. Para a festa de hoje, que começa a apartir das 22h, a idéia é de que uma discoteca ganhe forma no restaurante que abriga a festa. “Como o estilo é a Black Music, vamos transformar o lugar numa grande discoteca, assim como foi na noite brega onde muita gente dançou ao som de Amado Batista e Gilliard”, completa.
Quem passar hoje pela Noite do Vinil, vai poder ouvir todas essas raridades: Disco Music - Volume 2 - Coletânea - 1977; New York City Discoteque - Volume 2 - Coletânea (duplo) - 1977; Donna Summer - A Love Trilogy - 1977; The Platters - Greatest Hits - 1981; Rosa Maria - 1989; Shirley Bassey - This is my life - 1968; Shirley Bassey - Something else; Michael Jackson - Thriller - 1982; Janet Jackson - Escapede - 1990; Jermaine Jackson - 1984; Jermaine Jackson & The Originals - A Motown special disco - single - 1977; Tracy Chapman - Cross Roads - 1989; Tracy Chapman - 1988; Billy Paul - 360 Degrees of Billy Paul - 1973; Billy Paul - Special - 1977

Nenhum comentário: